REABILITAÇÃO PÓS COVID

Você sabia  que muitos pacientes já infectados pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) devem passar por uma reabilitação? Sim! Mesmo curadas, algumas pessoas podem apresentar múltiplas sequelas, conforme demonstraram diversos estudos. A Covid-19 é uma patologia que pode comprometer não só a parte respiratória como o sistema cardiovascular e metabólico. Além disso, os pacientes que precisaram permanecer internados por longos períodos apresentam grande perda muscular. Isso faz com que estes pacientes possam manter sintomas como cansaço ao realizar atividades diárias, fadiga muscular, indisposição generalizada e tosse. Por isso a necessidade da reabilitação pós Covid-19.

O que esperar da reabilitação pós Covid-19?
Por ser uma reabilitação com o apoio de uma equipe multidisciplinar (cardiologista, médico do exercício, nutricionista, professor de educação física etc) esse programa irá abordar todas os possíveis comprometimentos do paciente que ainda podem ser melhorados para que  recupere sua qualidade de vida. Os principais objetivos serão:

  • Aumento da capacidade respiratória e condicionamento físico
  • Aumento da massa muscular, melhoria do desempenho físico e equilíbrio
  • Restabelecimento da independência e autoestima

Como é feita a reabilitação cardiopulmonar de pacientes após o COVID-19?
Após receber alta do tratamento e com indicação do seu médico assistente, o paciente deve passar por uma avaliação médica-funcional, categorização do risco e alguns exames complementares. Após esta avaliação inicial, um plano de exercícios é estabelecido de forma individualizada. O programa envolve treinos aeróbicos, de fortalecimento muscular, de equilíbrio e da musculatura respiratória, sempre acompanhados presencialmente por médico e
professor de educação física.

Em paralelo aos treinos, o paciente é encaminhado ao nutricionista, que definirá uma dieta apropriada e individualizada, e dependendo do caso, ao psicólogo, para acompanhar as questões emocionais muito frequentes nestes pacientes.
A duração do programa é individual e definida pela equipe multidisciplinar que acompanha o paciente. Normalmente são necessários pelo menos 3 a 6 meses para completar o programa, apesar de se notar a melhoria na qualidade de vida do paciente em semanas após o início da reabilitação.

Na CARE Medicina e Reabilitação, os pacientes podem fazer a reabilitação pós Covid-19 com uma equipe multidisciplinar formada por especialistas. Com protocolo individualizado, o programa tem foco no exercício físico supervisionado como tratamento associado à recuperação e ao ganho funcional e melhoria da qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para otimizar as funcionalidades do site, personalizar conteúdo e oferecer a você uma melhor experiência. Você concorda com o uso dos cookies?
Open chat