MEDICINA PREVENTIVA

O Caderno de Atenção Primária do Ministério da Saúde define medicina preventiva como um conjunto de ações e estratégias que têm “impacto na redução da morbidade e mortalidade das pessoas”. Para além da prevenção de doenças, os diferentes níveis de prevenção  também têm como objetivo retardar a progressão de doenças já instaladas e minimizar eventuais complicações futuras nos pacientes. Classicamente, divide-se a MEDICINA PREVENTIVA em 5 níveis, distribuídos em três grandes grupos (Leavell & Clark):

  • Prevenção primária
    Engloba ações para a promoção de saúde e proteção específica contra determinadas doenças (ex.:  imunização, prática de exercícios, boa alimentação etc.)
  • Prevenção secundária
    Ações para diagnóstico precoce e pronto tratamento (ex.:  rastreamento, diagnóstico em estágios subclínicos, encaminhamento para especialistas etc.)
  • Prevenção terciária
    Medidas para limitar danos e promover a reabilitação (ex.:  prevenir complicações em pacientes diabéticos, reabilitar cardiopatas, tratamento fisioterápico etc.)

O estado de saúde de um indivíduo depende, em grande medida, dos seus hábitos e comportamentos.  A adoção de um estilo de vida saudável, pautado principalmente pelo equilíbrio entre prática de exercícios, bom padrão de sono, alimentação balanceada e manejo adequado das emoções, tende a levar a uma qualidade de vida superior para a fruição da existência.

Reabilitação

O conceito de Reabilitação, segundo a Organização Mundial de Saúde, envolve um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma funcionalidade ideal na interação com seu ambiente.

Em geral de caráter multidisciplinar, os programas de reabilitação têm como objetivo melhorar as condições físicas, mentais e sociais dos indivíduos, preservando ou devolvendo sua autonomia, base da qualidade de vida. Uma vida independente, com autonomia, pode ser aproveitada na sua plenitude.

Na CARE, o programa é centrado na atividade física, mas conta com outras abordagens (apoio nutricional, psicológico, fisioterápico) para auxiliar os pacientes.

Os benefícios da atividade física são largamente conhecidos e comprovados por estudos científicos. O exercício físico regular, feito de forma apropriada, é uma importante ferramenta terapêutica para prevenção e tratamento de enfermidades variadas. Quando bem orientado e associado a outras práticas saudáveis, proporciona bem-estar, previne doenças e contribui para a longevidade.

Missão

  • Promover a saúde por meio de um centro de excelência multidisciplinar, estimulando mudanças positivas no estilo de vida
  • Valorizar a prática de atividade física levando em consideração a individualidade dos pacientes, visando o bem estar e qualidade de vida
  • Associar e fomentar o ensino e pesquisa com participação multiprofissional
    e multidisciplinar
  • Oferecer atendimento diferenciado e humanizado, por meio de recursos intelectuais e tecnológicos e atualizados, de qualidade, com foco na medicina preventiva e curativa

Valores

  • Excelência de qualidade no atendimento e nos serviços oferecidos
  • Valorização de ensino e pesquisa em saúde e qualidade de vida
  • Comprometimento pleno profissional e humano com pacientes e familiares
  • Respeito, Ética e Transparência
  • Integridade
  • Responsabilidade social.

Diferenciais

  • O programa é desenhado de forma individualizada, para atender diferentes graus de complexidade, contando com equipe experiente, com monitoramento das variáveis clínicas, hemodinâmicas, eletrocardiográficas, respiratórias e usando recursos de acordo com cada caso.
  • O alinhamento com o médico-assistente se faz fundamental para colaborar no tratamento das condições de saúde dos pacientes.